Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Pó de lua



SPOILER FREE

Um dos meus desafios literários desse mês tem como tema "um livro ilustrado". Fiquei tentada em ler uma graphic novel, mas depois pensei, preciso de algo mais inusitado. Daí lembrei-me de um livro que comprei por impulso numa visita a uma livraria, simplesmente porque o achei diferente.

"Pó de lua", da brasileira Clarice Freire, é um livro realmente inusitado. É um livro que reúne uma espécie de poesia desenhada que a própria autora gosta de rabiscar em seus cadernos estilo moleskine, e mais tarde passou a postar na internet. A coisa fez tanto sucesso online que virou livro.

E a ideia é realmente fofa e diferente, entendo porque tenha feito sucesso. Funciona bem na internet e como meme.

Não sei se a seleção é que não foi boa, ou se a autora precisa amadurecer um pouco mais, mas confesso que achei o livro e as tais poesias desenhadas muito sem graça. Fiquei meio decepcionada, pois lembro de ter visto o livro na livraria e achado muito legal, então quando vi que das mais de 100 páginas de rabiscos fofinhos apenas uma meia dúzia era realmente interessante, me perguntei o que tinha acontecido.

Talvez eu seja muito chata ou exigente, mas o fato é que achei "Pó de lua" muito fraco. É diferente, original, sim, mas não é bom. Outro problema é que achei o livro repetitivo, tem uma quantidade enorme de trabalhos muito parecidos, e os dizeres, na maioria das vezes, são muito bobos ou óbvios ou sem graça. Os únicos que realmente me chamaram atenção foram as poesias da autora sobre as fases da lua, desses eu gostei, mas são só 4, né? Dava para ter lido na livraria sem comprar o livro.

Nota 4.

2 comentários:

  1. Que pena que não foi o que você esperava... eu já peguei para ler livros desse tipo - o 'eu me chamo Antônio' foi o primeiro, não? - mas não me empolguei muito... Pena mesmo, porque já vi esse Pó de Lua na livraria e a apresentação dele, o projeto gráfico, é muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é lindo! Não foi à toa que me chamou atenção e eu o comprei... fiquei triste, porque podia ser muito melhor do que é.

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: