Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

At the mountains of madness


SPOILER FREE

O tema do mês de outubro foi um autor que eu já tivesse ouvido falar mas que nunca tivesse lido. Por insistência de um amigo meu, no final do ano passado eu acabei por adquirir baratinho na Amazon uma coletânea de toda a obra do H.P. Lovecraft, e com esse tema, achei que finalmente era a hora de atacar um clássico do terror.

Então, existe um motivo para a obra  de H.P. Lovecraft ser considerada um clássico, ele foi um dos primeiros a levar elementos da ficção científica para o terror. E a narrativa é montada de forma que traz uma montanha de suspense (olha a piadinha infame), porém, o ritmo da leitura é bem datado. Em outras palavras, o livro é lento. Existe na obra um preciosismo comum dessa época, início do século XX, de caprichar e detalhar um pouco demais as descrições das coisas e dos lugares, o que eu achei chato. A descrição dos monstros parece retirada de um livro de anatomia, o que pode ser o máximo para alguns, mas para mim só deu vontade de pular os parágrafos.

Mas fora isso, até quase o final, o livro é muito interessante e o suspense realmente funciona. Só que, quando chega na última parte do livro, o narrador em primeira pessoa resolve dar uma aula de história que, da forma como a narrativa é contada, é simplesmente implausível que o narrador fosse capaz de saber aquilo tudo. E a partir daí eu simplesmente não consegui mais entrar no clima do livro, a minha "suspensão voluntária da descrença" foi passear e não voltou mais.

O que mais me deixou chateada é que essa última parte, que causou todo o meu problema com o livro, era absolutamente desnecessária! O livro poderia ser mais enxuto e ainda mais interessante e envolvente sem essa enrolação no final. Definitivamente uma pena.

Para a minha primeira obra de H.P. Lovecraft, confesso que fiquei um pouco decepcionada. Mas no futuro pretendo dar uma segunda chance, afinal tenho todas as obras dele em mãos para escolher.

Nota 7.

2 comentários:

  1. Eu estou às voltas com Lovecraft por causa do meu desafio de contos. Ele tem seus altos e baixos, mas de uma forma geral, gosto quando ele traz narradores tentando lidar com os traumas que viveram ao longo de suas histórias... Ele é bem detalhista mesmo e em alguns livros há um certo ranço de racismo, mas não deixa de ser interessante... Eu recomendo dar uma lida em O Caso de Charles Dexter Waid que é um pouco mais dinâmico na narrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Vou tentar esse então na minha próxima aventura no mundo de Lovecraft :-D

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: