Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Desafio Literário 2016

Para o ano de 2016 pretendo seguir apenas um Desafio Literário, o proposto pela Coruja do blog Coruja em Teto de Zinco Quente. Como 2015 foi um ano complicado, e eu sou uma pessoa minimamente realista, também manterei a minha meta de livros: 50. Se 2016 for melhor do que 2015, talvez eu seja mais animada em 2017. Mas vamos ao Desafio Corujesco e o que eu estou programando para 2016!

Janeiro:
Um Livro Escrito em Cartas
Bônus: Existe alguém – personagem fictício ou real – que você adoraria bisbilhotar a correspondência? Por quê?
Para esse tema eu separei os seguintes títulos como opções:
The Perks of Being a Wallflower
Dracula
Love, Rosie
we need to talk about kevin

O que eu conseguir ler dessa lista ficarei satisfeita, até porque não tenho todos os títulos ainda!


Fevereiro:
Um Livro Vencedor de Algum Prêmio
Bônus: que motivos você acredita terem levado os jurados a escolherem o livro que você leu?
Prêmio nobel: Alice Munro
Prêmio hugo: Redshirts
Prêmio nebula: Dune

Março:
Um Livro de uma Lista
Bônus: Que tal fazer sua própria lista dos seus livros favoritos que você acha que todo mundo tem necessariamente de ler? Ou de livros que VOCÊ acha que você não pode morrer sem ler?
Lolita
100 anos de solidão
Jane Eyre


Abril:
Um Livro com Título Bem Longo
Bônus: Todos os pontos para quem conseguir encontrar um título com mais de dez palavras (mas, veja bem, tem de ser o título, não conta o subtítulo!)
How to tell if your cat is plotting to kill you
zen and the art of motorcicle maintenance

Maio:
Um Livro Escrito por uma Mulher
Bônus: você acredita que existe algum tipo de diferença na forma como homens e mulheres escrevem? Por quê?
Não separei nada porque tenho tantos livros de autoras mulheres que é muito fácil escolher. São tantas opções... e é bom ter uma certa flexibilidade.

Junho:
Um Livro com um Personagem Animal
Bônus: qual a diferença entre escolher um protagonista humano e um animal? Personificar animais leva sempre a alegorias?
Segundo livro da série Nárnia

Julho:
Um Livro de Não-Ficção
Bônus: escolher um livro sobre alguma área que você não conhece. Nada como aprender algo completamente novo!
livro sobre fermentação (sim, eu tenho um)

Agosto:
Um Livro com Número no Título
Bônus: se o título do seu livro for apenas números, sem palavras.
Julio Verne (várias opções de livros com números no título)

Setembro:
Um Livro Publicado no Ano do seu Nascimento
Bônus: qual era o contexto da época em que o livro foi escrito (e você nasceu)? Existe alguma reflexo desse contexto na obra?
The color purple
Tia Julia e o escrevinhador

Outubro:
Um Livro com Título de uma Palavra Só
Bônus: se o seu título não é o nome de um personagem, mas uma palavra que não te entregue de imediato do que se trata a história.
Neverwhere

Novembro:
Um Livro para Terminar em Um Dia
Bônus: quanto tempo você levou para ler? Qual a sua velocidade média de leitura?
Um livro do autor Ondjaki.

Dezembro:
Um Livro Publicado esse Ano
Bônus: você tem algum livro pelo qual esteja esperando ansiosa para o próximo ano?
Ainda não escolhi... mas tenho 2016 todo para isso, quem sabe lança a continuação de "Please don't tell my parents"?

Um comentário:

  1. Excelente lista! Vou acompanhar tuas resenhas esse ano e espero que tenhamos várias boas surpresas e descobertas graças ao Desafio!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: