Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Gone girl - Garota Exemplar



SPOILER FREE

Essa leitura está atrasada, porque normalmente eu tento ler os livros antes de ver os filmes, mas "Gone girl" estava na lista do Oscar do ano passado e eu acabei por assistir às pressas antes da premiação, o que obviamente não incluía tempo suficiente para ler o livro. Mas, antes tarde do que nunca, acabei pegando o livro para ler no final de janeiro.

O livro e o filme são basicamente iguais, e como o filme é muito bom, para quem não tem paciência para ler, também é um bom substituto. Porém o livro é sensacional, então vale o esforço de ler mesmo sabendo o que vai acontecer. E se não souber, melhor ainda!

A história é toda contada em primeira pessoa, ou pelo diário de Amy (a tal garota exemplar do título, ou só a garota no título original), ou numa narrativa feita pelo seu marido, Nick. Depois outras formas de narrativa surgem, mas se eu disser o que é já é spoiler. Para quem não sabe, tudo começa quando Amy desaparece, e conforme a polícia estuda o caso, Nick se torna um dos principais suspeitos.

Mas o mais interessante do enredo é a forma como a autora faz os personagens enganarem o leitor, tão completamente que quando as reviravoltas surgem você fica genuinamente surpreso. É tudo extremamente bem bolado e bem feito. E é isso que torna o livro (e o filme) uma obra acima da média.

Para quem gosta de mistério ou suspense é um prato cheio.

O único "porém" que eu tenho para reclamar é que o final não é exatamente à altura do livro como um todo. Porque as coisas escalam a tal ponto que o final que a autora bolou fica meio apagado, quase sem graça. O que não afeta a proeza do corpo do livro, mas deixa um gosto de poderia ser melhor.

E é por isso que a nota é 9. É bom, mas poderia ser melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: