Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Les poésies de Sapho de Lesbos



Esse é um dos inúmeros livros gratuitos na Amazon, e ele estava há uns anos no meu kindle, até que deu uma vontade de ler poesia e aí, Sapho me pareceu uma excelente escolha.

Pois bem, Sapho de Lesbos foi uma poetisa da Grécia Antiga (viveu por volta do século VII a.c.), extremamente famosa, mas cuja obra não chegou aos dias hoje por ela ter como tema o amor romântico lésbico (aliás, essa é a origem da palavra lésbica, não é lindo?). Pensando bem, na época de Sapho devia ser algo tão aceitável quanto o que os homens faziam entre si, mas todos sabem como "a galera" ficou chata depois de alguns séculos.

O triste dessa situação, é que apenas um poema de Sapho chegou inteiro nos dias de hoje, um hino a Afrodite, que é realmente maravilhoso. Mas o resto, são apenas pequenas passagens, às vezes um único verso ou pedaço de verso, que foi citado em alguma outra obra por algum motivo qualquer. E a forma como Sapho é elogiada e louvada pela qualidade do seu trabalho pelos seus contemporâneos e diversos outros artistas, comentaristas etc, posteriores, deixa a história absolutamente trágica. Como podemos perder os poemas da "Décima Musa"?

A edição que eu tenho, ainda por cima, foi escrita por um cara que resolveu juntar diversos pedaços disponíveis da obra de Sapho, porque ele achava que eles faziam sentido juntos, e tentar recriar poemas. Eu só acho que o autor na capa do livro não deveria mais ser a Sapho, mas a ideia, em algum nível, pode até ser considerada louvável. Eu não concordo, sei lá, a ideia não me desceu bem, e o resultado ficou simplesmente esquisito.

Mas vale demais a leitura do hino a Afrodite, esse é nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: