Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2016

The Light of the World: A Memoir



SPOILER FREE

Mais um livro fora do tema do Desafio Literário, mas eu não resisti. Estava com vontade de ler poesia, e a poetisa norte-americana Elizabeth Alexander, famosa por ter escrito um poema específico para a posse do presidente Barack Obama em 2009, me pareceu uma excelente escolha.

Só que esse livro em particular dela não é de poesia. Nele se encontram 5 textos curtos, no tema de memórias, onde a autora trabalha de forma sublime o seu luto pela morte súbita do seu marido. Ela vai tecendo as ligações entre as memórias dele antes da morte, com momentos póstumos de lembrança, com os amigos, os filhos, a família, e também sonhos, pensamentos e as sensações ao lidar com o legado dele.

Elizabeth, além de poetisa, é professora de estudos afro-americanos, e se casou com Ficre Ghebreyesus, natural da Eritréia (um país relativamente desconhecido que fica na África, no Mar Vermelho). Para deixar o casal ainda mais interessante, Ficre era um cozinheiro renomado que pintava e fotografava nas horas vagas, além de falar uns 5 idiomas diferentes, visto que ele saiu do seu país por conta das guerras e acabou por fazer uma peregrinação por diversas nações antes de se estabelecer nos EUA.

A leitura é realmente estonteante, um dos poucos livros que fez meus olhos encherem d'água, e de uma sensibilidade ímpar. É tão bonito, que você não liga a mínima que o tema de todos os textos é o mesmo, pelo contrário, dá vontade de saber cada vez mais e ler ainda mais histórias. E mesmo não seguindo o formato de poesia, é exatamente isso que Elizabeth fez, uma linda poesia em prosa. Divino.

Fiquei arrasada quando descobri que ela nunca foi traduzida para o português. Espero que isso seja remediado em breve, pois é o tipo de livro que eu compraria às dezenas para sair distribuindo de presente.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: