Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

The color purple - A cor púrpura



SPOILER FREE

No mês do meu aniversário, por uma dessas coincidências da vida, o tema do Desafio Literário é um livro lançado no ano em que você nasceu. Em outras palavras, catem no google e descubram a minha idade!

Enfim, acabei por escolher o romance/filme oscarizado "A cor púrpura" por diversos motivos. O primeiro é que eu já o tinha no meu kindle (ainda lotado, claro, mas está dando para respirar, nem acredito), o segundo é que estou dando preferência a leituras de livros escritos por ou mulheres ou não-brancos ou não-americanos. E Alice Walker se encaixa em duas dessas categorias.

Hora da confissão: não sei precisar exatamente o porquê, mas sempre imaginei que esse livro seria chato, ou focado demais em sofrimento desnecessário dos personagens, e fiquei muito feliz em me descobrir redondamente enganada em todos esses aspectos. Tem sofrimento, claro, mas não é o ponto principal da história, nem o foco maior dos narradores, visto que o livro é escrito em cartas "trocadas" entre duas personagens.

Também fiquei satisfeita em ver que o livro não se restringe ao racismo no sul dos EUA, mas também à questão de gênero, especialmente do machismo na comunidade negra, e também na de orientação sexual. E no tema preconceito o livro também trata de outros ramos menos explorados, como o preconceito entre os negros, os africanos e americanos, no relacionamento entre missionários cristãos e os nativos africanos.

Não é a toa que o livro é um best-seller, as personagens são simplesmente cativantes e lindamente construídas, coisa de dar gosto de ler, Celie, Nettie e Shug são divinas, maravilhosas e lindas. Não sei como ficou a tradução para o português, mas a escrita de Celie, com todos os seus erros, é de uma graciosidade incrível. De tirar o chapéu para Alice Walker.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: