Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Neverwhere



SPOILER FREE

O desafio literário de outubro é de livros com título de uma única palavra, e foi a ocasião perfeita para ler "Neverwhere" do Neil Gaiman.

A versão que eu consegui para Kindle foi lançada primeiramente em 2006, e é uma versão revista pelo próprio autor. É engraçado porque esse é um livro com uma história complicada, visto que ele foi criado primeiramente para ser um programa de rádio e TV, e conforme passagens foram sendo cortadas para as gravações, Neil Gaiman decidiu escrever o livro. Logo, esse é um romance que teve várias versões.

Além disso, "Neverwhere" foi um dos primeiros romances publicados do autor (em 1996), e isso tudo somado explica o porquê do texto ser da forma que é. Quero dizer que o livro tem muitas passagens que parecem muito mais um roteiro do que um romance, outras passagens são repetitivas, e o estilo pelo qual Neil é famoso (e que eu tanto gosto) simplesmente ainda não tinha sido desenvolvido, de forma que também existem passagens que lembram mais o estilo do Douglas Adams do que do Gaiman.

Apesar disso tudo, a história é fascinante e os personagens interessantíssimos, afinal, estamos falando do Neil Gaiman, que é um escritor maravilhoso.

Mas definitivamente não é o melhor texto dele. Mesmo que tenha o típico personagem de Gaiman, que é aquele que se sente perdido num mundo que não compreende ou que não se encaixa.

Agora, essa versão revista para Kindle tem coisas que valem a pena para os fãs, mesmo para os que já leram e ou possuem edições anteriores. Pois, além de ter o texto ampliado e revisto pelo autor, esse volume ainda possui o prólogo originalmente escrito para a história, que é bem legal, e ainda tem um conto no final que Neil que conta como o Marquês de Carabas consegue recuperar o seu sobretudo (esse conto foi publicado na antologia Rogues, em 2014). E, como esse texto sim é recente, o estilo que eu tanto gosto está lá, e o gosto de ler é sensacional.

Eu torço para que Neil Gaiman revisite o mundo de "Neverwhere" em futuras obras, porque ele é fascinante e tem espaço para muita coisa nova.

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: