Pesquisar este blog

domingo, 22 de outubro de 2017

The Bees

Bees

Here are my bees,
brazen, blurs on paper,
besotted; buzzwords, dancing
their flawless, airy maps.

Been deep, my poet bees,
in the parts of flowers,
in daffodil, thistle, rose, even
the golden lotus; so glide
gilded, glad, golden, thus -

wise - and know of us:
how your scent pervades
my shadowed, busy heart,
and honey is art.


SPOILER FREE

Há algumas semanas (estou atrasada nas resenhas, para variar um pouco) eu terminei vários livros de poesia num só dia, porque, bem, o hábito de ler vários livros diferentes ao longo da semana é uma consequência de ler um pouco de poesia todos os dias de manhã e uma hora os livros acabam, e a probabilidade de acabarem juntos não é exatamente pequena. Aliás, super recomendo fazer isso, o dia começa sempre muito melhor.

The Bees é um livro que achei meio perdido na Livraria Cultura do Centro do Rio, que também recomendo como lugar para visitar e fuxicar livros. Nunca tinha ouvido falar da autora, mas a edição era tão bonita, e ela era premiada, e o livro não estava caro, então, acabei voltando pra casa com ele. E não me arrependi. Carol Ann Duffy foi premiada com razão.

A única coisa que me deixou meio passada no seu trabalho nesse livro em particular (ainda não li outros, então não vou generalizar) é a quantidade de referências inglesas (especialmente a lugares) que eu não consegui acompanhar. Tipo, elas estavam lá, faziam parte da poesia e da obra, mas para mim não acrescentam nada, o que achei uma pena, tenho certeza que eu teria gostado muito mais do livro se pudesse pescar essas coisas.

Uma vantagem desse livro, é que as poesias variam muito, tem algumas que podem ser até lidas por crianças (fofíssimas), tem poesias bem deprês também que já não seriam adequadas, mas de uma forma ou de outra, Carol consegue fazer todas elas estarem conectadas com o tema abelhas. Gostei tanto que pretendo procurar outros livros da autora. O chato é que sei que dificilmente encontrarei livros físicos dela por aqui, terei de procurar na Amazon para kindle (que aliás, também já tem uma coleção legal de livros de poesia, inclusive já resenhei pelo menos um por aqui), e ler no kindle de manhã não é a mesma coisa que ler um livro físico, confesso que perde um pouco a magia. O ritual não é o mesmo...

Para fãs de poesia, fica a dia!

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: